terça-feira, 21 de março de 2017

A Esquerda Acrítica e o Conservadorismo de Combate: As Duas Faces De Um Brasil Doente

Por: João Neto Pitta

post

O debate político no Brasil é uma série irrefreável de adjetivações, coxinha pra cá, mortadela pra lá. Parece que à medida em que o tempo passa, as mentes se fecham, formando uma bolha claustrofóbica que ameaça todas as outras de guerra nuclear. A Ciência política é relativizada ao seu limite. O Nazismo é de esquerda ou de direita? Depende de qual boca está falando isso. Não há dúvida de que o combate político se travestiu de Debate Político.

Para entender mais um pouco do que esta acontecendo, delimitaremos duas correntes que estão permeando o debate nas redes sociais: Uma esquerda bastante acrítica e um conservadorismo de combate. A esquerda que chamo de ”acrítica ” é aquela em que critica o capitalismo, a suruba dos peixes, o bem-estar das plantas; no entanto, não produz nem sequer uma reles autocrítica, se apresentando como uma vanguarda messiânica e, de certo modo, autoritária.

Parte dessa esquerda produz um discurso que, corretamente, urde contra o padrão normativo, conquanto termina produzindo um  novo padrão, uma contra-narrativa, quer dizer, pelo menos dentro dos grupos, de tal maneira que qualquer crítica ao grupo é vista como heresia.  Essa narrativa é tão autoritária quando aquela que subscreve os ditames sociais. O Papel da esquerda é bastante importante, sobretudo para evitar que a sociedade fique engessada e imóvel refletindo apenas os interesses das classes dominantes, todavia, criar o mesmo mecanismo dentro dos grupos apenas faz com que diminua drasticamente a qualidade do debate público.

Por outro lado, o Conservadorismo é maculado por uma inundação de sensacionalismos, conspiracionismos e ataques furibundos .  O conservadorismo é considerado uma ideologia de combate por alguns intelectuais, tendo em vista o fato de que essa teoria política nasceu com as críticas de Burke à Revolução Francesa.  Minha crítica não é para os autores mais sofisticados, ao pensamento mais trabalhado, mas ao ”não pensamento” expressado em atitudes imponderadas por determinados grupos.

Você já parou pra se perguntar no porquê de algumas pessoas de direita insistirem de que há uma ”ditadura gay”,  uma “conspiração comunista global” ou uma  ”Doutrinação Marxista” nas escolas? Bem, isso tudo está presente por um certo sensacionalismo barato que é reproduzido por alguns grupos conservadores, e isso acontece pelo motivo de o conservadorismo ser uma corrente que suscita o combate, logo a melhor maneira de o movimento se autopromover como forma de pensamento é criar o perigo e mensurá-lo muito além do que ele próprio é capaz.

A ”Doutrinação Marxista”, por exemplo, é uma mentira meticulosa: elementos do iluminismo, secularismo, liberalismo são todos enquadrados no marxismo numa tentativa frívola e capciosa de convencer as pessoas de que essa asneira intelectual existe.  ”Ditadura Gay” é  fruto de uma desonestidade estratosférica, há quem diga que existe até uma conspiração gay para dominar o mundo, como aquele autor que escreve pra editora do Malafaia.

O Brasil está doente, hipocondríaco, delirante e as suas células reverberam essa doença no debate político. O declínio é evidente, inexorável. O meu conselho é que – você que é honesto e quer entender  de alguma forma os movimentos políticos e as suas representações – dê um tempo de grupos fechados e acríticos e busque a leitura e o estudo sem deixar o eco pobre e insalubre do debate chegar aos seus ouvidos. A Leitura é uma atividade solitária, portanto a compreensão e a busca do conhecimento devem ser semeadas em um lugar propício ao enriquecimento cognitivo: as redes sociais, Youtube e os grupos fechados, em sua maioria, produzem o contrário.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone
Sobre o autor

João Neto Pitta

Eu, você, ele... Tanto faz! Vamos todos morrer um dia.

COMENTÁRIOS

BUSCAR

facebook instagram twitter youtube

Tem uma sugestão?

Indique um post!

NEWSLETTER