Quantos anos vive um hamster? Descubra agora a expectativa de vida do seu pet

Você já parou para pensar em quantos anos vive um hamster? Se você já tem um animal como esse em casa, ou pretende ter em breve, é fundamental conhecer informações básicas como essa. 

Quando falamos em roedores, os hamster estão entre os bichos mais populares e com um comportamento muito cativante. Afinal de contas, além de serem fofos, costumam ser bem amigáveis e de fácil cuidado. 

Inclusive, é um ótimo animal para quem não tem tanto espaço disponível, como um quintal ou varanda. O hamster pode viver tranquilamente dentro de casa, com acessórios pet e os cuidados necessários. 

Mas que tal entender mais sobre esse bichinho? Preparamos um conteúdo para explicar mais sobre o tempo de vida do hamster e hábitos que podem ajudar no bem-estar do animal. Confira a seguir e boa leitura! 

Quantos anos vive um hamster: saiba mais sobre o tempo de vida 

A primeira coisa que você deve entender sobre quantos anos vive um hamster, é que essa estimativa pode depender de vários fatores. 

Isso porque, dependendo do local onde ele vive, do que se alimenta e demais cuidados, o hamster pode ou não ter mais qualidade de vida.

Nesse sentido, separamos mais informações a seguir para que você entenda como alguns fatores são de grande importância. Veja! 

Hamster em casa 

Um hamster que vive em casa, como animal de estimação, costuma ter um vida média de 1 ano e meio a três anos. Contudo, por meio dos cuidados certos, há casos em que o animal pode ter uma vida ainda mais longa, chegando a 7 ou 8 anos. 

Em um ambiente doméstico, é normal que o hamster tenha acesso a uma boa estrutura, com uma gaiola confortável e alimentação nutritiva. 

Além disso, existe o monitoramento da pessoa responsável e até mesmo cuidados com o veterinário, caso necessário. 

Ainda neste conteúdo, explicamos mais sobre fatores que podem tornar a vida do hamster ainda mais confortável. 

Hamster na natureza 

Agora, se formos falar sobre quantos anos vive um hamster na natureza, essas expectativas podem variar mais ainda. 

Isso porque, esses animais contam com mais liberdade, possibilidade de movimentação e exploração do ambiente. Por outro lado, os riscos também são maiores, uma vez que existem predadores naturais. 

Do mesmo modo, o próprio porte do animal é algo que pode influenciar nesse tempo de vida. Por exemplo, os hamsters maiores, como o europeu selvagem, com 35 cm, contam com uma expectativa de vida de 8 anos. 

As raças de hamster e sua expectativa de vida

Além dos fatores já mencionados, devemos pontuar que o tempo de vida do hamster também pode depender da sua raça.

É por isso que preparamos uma relação para que você confira quantos anos vive um hamster em cada raça: 

  • Sírio ou dourado: em torno de 2 a 3 anos;
  • Russo: cerca de 2 anos; 
  • Chinês: em torno de 2 a 3 anos; 
  • Roborovski: cerca de 3 anos, mas é comum que sua vida seja mais prolongada; 
  • Campbell: em torno de 1 ano e meio a 3 anos. 

Fatores que influenciam em quantos anos vive um hamster. Descubra certos cuidados! 

Depois de todas essas informações, você sabe quantos anos vive um hamster, dependendo do local e qualidade de vida. Por isso, também precisamos falar sobre os cuidados necessários com um hamster. 

Mesmo sendo bem fáceis de manter em casa, ainda é fundamental ter uma certa atenção com pontos que colaboram com a vida do animal. 

Assim, fique atento aos pontos a seguir. 

Alimentação

A alimentação é um dos fatores essenciais para o bem-estar de um hamster. Por isso, tente sempre buscar uma ração adequada para o seu pet, que possua os nutrientes indicados. 

No entanto, além da ração específica, é possível complementar a alimentação com petiscos. Ou mesmo frutas, legumes, grãos e verduras. 

Então, para facilitar a mastigação do pet, corte bem os pedaços e não se esqueça de retirar sementes, que podem ser tóxicas. Dê preferência por maçãs, melancias e peras.

Já as verduras, opte pelas que possuem folhas verdes escuras, que mantêm o sistema digestivo do animal regulado.  

Mas claro, ao dar qualquer alimento diferente para o pet, evite deixar restos na gaiola. Esses pedaços podem azedar e prejudicar o animal. 

Higiene

Mais um detalhe importante nos cuidados com o hamster é a higiene. Essa é uma forma, por exemplo, de evitar a proliferação de bactérias ou germes que causam doenças. 

Logo, o primeiro passo é manter a gaiola sempre limpa. A higienização deve ser feita uma ou duas vezes por semana, dependendo da situação, com o auxílio de água e detergente.

Do mesmo modo, não deixe de limpar bem os bebedouros e comedouros, e fazendo sempre a troca da serragem na gaiola. 

Já sobre os banhos, é normal que os hamster se limpem constantemente como os gatos. Neste caso, o banho seco é a melhor opção para complementar a limpeza desse animal.

Para isso, você deve comprar um pó específico para banho a seco e deixar disponível para o pet se limpar. Essa substância é uma ótima forma de retirar sujeiras e até gorduras.

Horários devem ser respeitados

Algo que pode influenciar quantos anos vive um hamster são os seus hábitos. Por isso, você deve entender que esses animais são noturnos e precisam ter seus horários respeitados. 

Dessa forma, saiba que eles vão dormir muito durante o dia e brincar durante a noite. Aproveite e deixe vários brinquedos espalhados pela gaiola. 

Detalhes sobre a gaiola 

Falando sobre a gaiola e os hábitos dos hamsters, procure sempre oferecer um ambiente confortável para o pet. 

É ideal que a gaiola não seja tão pequena. Afinal, é preciso que o hamster tenha espaço para se movimentar, brincar e comer sem qualquer estresse. 

Sendo assim, a gaiola deve ter um bom espaço para o pet, com o bebedouro, comedouro e os brinquedos. E claro, com a serragem adequada. 

Conclusão 

Após esse conteúdo, você sabe quantos anos vive um hamster e quais fatores podem influenciar nessa expectativa de vida. 

E claro, aprendeu ótimas dicas para manter seu animal saudável, em um ambiente favorável e com alimentos nutritivos. 

Com os cuidados certos é possível garantir uma vida boa e longa para seu hamster. E claro, tendo seu companheiro sempre por perto! 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + quatro =