7 Dicas para aprender informática na internet

Hoje, entender os princípios da computação é vital e existe em todos os aspectos de nossas vidas, nossos carros, nossos telefones, nossas televisões, nossos mercados e muito mais.

Sabemos que não é todo mundo que se sente à vontade com as novas tecnologias, porém ao fazer um Curso de Informática, as pessoas tendem a saber usar as devidas ferramentas.

Diversos empregos procuram por funcionários com conhecimentos básicos de informática. Com Cursos de Computação em seu currículo, você poderá conseguir um bom emprego que vai lhe ajudar a conseguir um ótimo salário.

Com o objetivo de manter você sempre atualizado, preparamos aqui as melhores dicas para aprender informática.

1- Use o Youtube

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, pois as pessoas sempre estão no YouTube aprendendo a cozinhar, comprar produtos, arrumar as coisas e receber dicas de viagem. No entanto, esta ferramenta pode ser usada para aprender programação em quase qualquer nível e em muitas linguagens. A principal vantagem é que tudo é gratuito, não há restrições, você só precisa de uma conta do Google.

A principal desvantagem do YouTube é que o conteúdo é criado por pessoas que geralmente não estão prontas para gerar tal conteúdo. Portanto, o ensino do tutor pode ser bom, mas também muito insuficiente. Além disso, há diversos outros pontos importantes que a plataforma possui, há algumas regras para dar mais visibilidade aos vídeos. A longa duração dos vídeos e a criação de conteúdos contínuos podem dificultar sua disseminação entre os usuários. Isso acaba desencorajando os criadores que desejam compartilhar muitos vídeos.

2- Conheça os Cursos Online

Quando você pesquisa: “como aprender a usar um computador” não significa que você precisa reinventar a roda. Você precisa entender que esse “sozinho” significa simplesmente que não há ninguém que te ensine diretamente.

A demanda por plataformas de ensino online vem crescendo muito, inclusive por conta da pandemia. O aprendizado ganhou muita popularidade e conteúdo.

O Certificado Cursos Online é uma plataforma virtual que abrange várias disciplinas de informática, o objetivo do conteúdo é criado por professores altamente qualificados, atendendo aos padrões da empresa garantindo que todos os conteúdos tenham um determinado padrão de qualidade.

3- Crie projetos reais

Programação, edição de vídeo, design e ciência de dados continuam a se expandir e hoje podemos passar anos navegando neste conteúdo.

É impossível aprender tudo que devemos construir de algo real, isso quer dizer, tirar seu projeto do papel. Como, por exemplo, se você deseja criar um site para a sua empresa ou um currículo virtual, pode aprender diferentes técnicas e fazer do seu site o melhor currículo virtual.

No entanto, o processo de aprendizado é enorme e tende a levar anos para você aprender tudo que você tem em mente. Por conta disso, sempre opte pelo desenvolvimento iterativo, onde você poderá construir o seu projeto com o mínimo de ferramentas possível.

4- Seja persistente

Aprender a calcular muitas vezes é frustrante e, em vários momentos, sentimos vontade de desistir. Pois, esse processo de aprendizado poderá parecer um pouco complexo e, muitas vezes, a construção de um projeto poderá levar semanas, meses ou anos. Portanto, sempre seja persistente e paciente em seu processo, e entenda que muitas áreas exigem paciência muitas vezes.

5- Uso de fóruns e sites de discussão

Dentro da programação, diversas coisas podem dar errado, e as dúvidas sempre surgirão, então quase podemos recorrer ao Google. É muito comum encontrar as respostas em fóruns como Stackoverflow, Quora, Coderanch, Msdn, etc. Saber usar essas ferramentas com sabedoria é fundamental para os programadores, além disso, todos precisam criar uma forma que seja eficiente de organizar o conhecimento.

6- Gerencie seu conhecimento

Em diversos processos seletivos, quando o candidato vai participar do processo, é solicitado que se crie uma página web que busque as devidas informações em bancos de dados disponíveis na web.

Nesse ponto, se o candidato não tiver no currículo um Curso de Computação, ele vai passar horas procurando sobre como descobrir se conectar a um banco de dados e sobre como criar uma aplicação web usando o Eclipse.

7- Seja persistente

Aprender a calcular muitas vezes é frustrante e, em vários momentos, sentimos vontade de desistir. Isso ocorre porque dentro dos processos de aprendizado é muito complexo e, diversas vezes, a construção de um projeto pode levar semanas, meses ou anos. Portanto, seja persistente e paciente dentro do processo, e saiba que essa área vai exigir paciência muitas vezes.

Além da persistência, saiba onde quer chegar e mantenha o foco em seus objetivos. Por exemplo, se você quiser trabalhar com os jogos, pesquise sempre quais são as tecnologias que são mais usadas dentro da indústria hoje em dia e aprenda quais são as linguagens de programação, técnicas de modelagem e todos os conceitos que o ajudam a fazer isso. Tente não desviar sua atenção para técnicas ou questões que não fazem nada pelo seu objetivo principal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + dois =