Como organizar um jardim para crianças? Dicas essenciais para o verão! 

Como organizar um jardim para crianças? Possuir um jardim para desfrutar de momentos de descontração é uma verdadeira fortuna, principalmente com a chegada do verão.

E quando você tem filhos é realmente o melhor, pois é possível deixar seus pequenos brincarem ao ar livre sem se preocupar com os perigos que podem ocorrer ao brincar lá fora.

Então como organizar um jardim para as crianças, para que possam passar mais tempo ao ar livre sem ficarem entediadas nem correrem perigo? Leia conosco e saiba mais sobre como fazer isso, vamos lá!

Como organizar um jardim para crianças: alguns elementos essenciais!

Um espaço ao ar livre é por si só o lugar perfeito para brincar e se divertir, mas como organizar um jardim para crianças de forma que elas queiram passar o tempo ao ar livre em vez de ficar dentro de casa jogando videogame ou assistindo TV? São vários os elementos que podem ser instalados em um jardim para entreter crianças de todas as idades.

A primeira coisa que vem à mente é definitivamente uma casinha de madeira, que é o sonho de toda criança há gerações. Pode ser um esconderijo perfeito, um lugar para passar o tempo com seus amigos, inventar histórias, fazer um lanche e muito mais.

Será um espaço perfeito para que as crianças possam brincar como quiserem e é quase certo que se tornará o seu lugar preferido.

Se não tiver a possibilidade de instalar uma casinha de madeira no seu jardim, até uma simples “cabana” (barraca) será suficiente, o importante é que seja um espaço que as crianças possam sentir como se fosse o seu lugar exclusivo.

Para os menores, no entanto, você pode pensar em recriar um verdadeiro parque infantil no seu próprio jardim, instalando:

1. Uma caixa de areia de madeira ou plástico

Nessas, os pequenos podem se divertir construindo castelos de areia, traçando caminhos para os carrinhos de brinquedo, cavando túneis e muito mais. É importante lembrar de colocá-lo em um ambiente claro para evitar que a umidade contribua para a formação de fungos e musgos.

2. O balanço e o escorrega

Estes que sempre estiveram entre as brincadeiras mais queridas pelas crianças. Podem ser facilmente adquiridos online ou em lojas especializadas ou, porque não, tentar fazê-los por conta própria.

3. Uma piscina pequena

Perfeita para quando as temperaturas começarem a subir, podendo assim se refrescar e, ao mesmo tempo, brincar na água.

4. Rede de descanso

Por fim, outro acessório que não pode faltar em um jardim infantil é certamente a rede, adorada por adultos e crianças. É possível amarrá-la entre duas árvores ou escolher aquela com base/apoio, capaz de ficar em pé sozinha. Nela, a criança pode ler, tirar uma soneca à tarde ou, porque não, simplesmente passar o tempo balançando e relaxando.

Organize espaços para a criatividade

Quando você pensa em como organizar melhor uma área para crianças em seu jardim, não há necessidade de ocupar todo o espaço externo disponível. Também é possível criar zonas onde os pequenos possam ter o seu próprio espaço e se divertirem.

Por exemplo, é possível instalar uma mesinha com cadeiras adequadas para os pequenos em uma área sombreada e organizar uma área criativa onde os pequenos podem desenhar, montar quebra-cabeças, ler e muito mais. Se o espaço permitir, também é possível pendurar um quadro no qual as crianças podem se deliciar com giz.

Em vez disso, para ensiná-los a cuidar das coisas e a serem responsáveis, é possível organizar uma pequena horta.

Tudo o que você precisa fazer é dedicar um pequeno pedaço de jardim, decidir junto com seus pequenos quais plantas e flores semear e, aos poucos, começar a ensiná-los a cuidar de suas mudas. Será uma atividade relaxante para fazer juntos, que apresentará às crianças a natureza, a delicadeza e a paciência.

Para um espaço noturno, por outro lado, pode-se pensar em recriar um “cinema ao ar livre”, buscando poder viver noites de verão únicas com toda a família. Tudo o que você precisa é de uma toalha e um projetor de vídeo, alguns travesseiros ou algo macio para poder deitar e está pronto.

Se o espaço permitir, é possível criar uma área pavimentada onde as crianças possam andar de patinetes, bicicletas ou patins, permanecendo em um ambiente seguro e protegido.

Conclusão

No fundo não existe uma solução única sobre como organizar um jardim para crianças, o importante é ter em conta as necessidades e preferências dos seus filhos.

Para os pequenos aventureiros, não pode faltar um esconderijo para se refugiar, enquanto para as menores será essencial ter uma área para tomar chá com suas bonecas. Basta soltar a sua criatividade para fazer do seu jardim um lugar de alegria e diversão. Até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =