Stories do Instagram: quais as funcionalidades e como explorar o seu potencial

Uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram é um ótimo canal de vendas e aumenta o alcance da sua marca, levando ela a mais pessoas. Em especial, os stories do Instagram é uma das funcionalidades com mais potencial da rede e precisa ser explorada.

Afinal, o que é o stories do Instagram?

Adicionado em 2016, o stories do Instagram é uma funcionalidade que permite a publicação de fotos e vídeos na vertical com duração e exibição limite de 24h. 

Caso você deseje manter a publicação por um tempo maior do que esse, será necessário salvar o post na área dos “Destaques”, um espaço que possibilita que os stories fiquem permanentes no perfil.

Com duração de 15 segundos, os stories tem como função entregar um conteúdo rápido e parcelado, apresentando uma dinâmica única que mudou a mecânica do Instagram que deixou de ser uma rede social de fotos para ser um canal de vídeos curtos.

Quais as funcionalidades do stories do Instagram?

O primeiro passo para explorar bem o potencial do stories do Instagram em sua estratégia de marketing é conhecer as principais funções.

Veja quais os recursos mais interessantes e como eles podem ser usados para gerar engajamento, aumentar o alcance e as conquistar conversões na sua página.

Enquetes

Ótimo para gerar engajamento, essa é uma boa ideia de conteúdo para Instagram

As enquetes permitem que você faça perguntas aos seguidores e escolha as alternativas para resposta ou apenas colocar “sim ou não” como opções.

Dessa maneira você consegue extrair informações relevantes e movimentar a interação na sua página.

Caixa de perguntas

Se você quer gerar engajamento com seu público, mas quer deixá-lo mais livre para se expressar, vale a pena usar a famosa caixa de perguntas. 

Através deste canal, é possível que seus seguidores mandem dúvidas, sugestões, críticas e reclamações.

Boomerang

Famosa funcionalidade do stories do Instagram, o boomerang funciona quase como a criação de um gif, ficando no meio termo entre foto e vídeo. 

Através dele você cria cenas rápidas que ficam em looping, indo e voltando pelo tempo que foi gravado.

Filtros

Um dos responsáveis pela alta popularidade dos stories, os filtros são criações dos próprios perfis que servem para várias funções, deste corrigir cor e melhorar a aparência, até fazer brincadeiras como trocar a cor dos olhos e dos cabelos.

Você pode usar filtros do próprio Instagram ou mesmo usar as criações de outros perfis, além de criar os seus. 

Criando filtros interessantes, engraçados e bonitos você pode viralizar à medida que mais pessoas forem usando.

Menções

Uma das formas de atrair a audiência de outras páginas é através das menções nos stories. Funciona assim, você posta uma foto ou vídeo e marca a pessoa ou a marca que aparece ali, dessa forma essa conta pode repostar esse stories no seu próprio perfil, mostrando seu conteúdo para os seguidores dele.

Link externo (arrasta para cima)

Esse recursos antigamente era restrito apenas a perfis verificados ou que possuíam no mínimo 10 mil seguidores. Agora qualquer perfil pode postar stories e incluir links “arrasta pra cima” para gerar tráfego com origem no Instagram para outras páginas, que podem ser de captura de leads, outros conteúdos, produtos e muito mais.

Destaques

Por fim, uma funcionalidade sobre a qual já falamos acima, e que permite fixar os stories que você achar pertinentes, os Destaques (como o próprio nome diz) ficam bem visíveis na parte de cima do seu feed.

Esse mecanismo permite que você destaque algumas informações importantes do seu perfil como horário de funcionamento e endereço, caso seja uma empresa ou mesmo uma sequência de stories explicando como funciona seu negócio, por exemplo.

Dicas para usar todo o potencial do story do Instagram

Agora que você já conhece a maior parte das funcionalidades relevantes, separamos algumas dicas de como explorar o potencial deste canal através dos tipos de publicações possíveis.

Aposte em links externos para gerar tráfego

Recentemente liberada, a adição de links permite que você leve quem visualizou o seu storie para outra página. 

Desta forma, é possível apostar em um marketing de isca onde o conteúdo é usado para atrair o seu público-alvo para outras páginas.

O potencial dessa funcionalidade permite que você apresente seus outros canais à sua audiência, leve visitantes a um site de vendas, gere cadastros e muito mais.

Além de ser uma ótima opção para quem deseja vender pelo Instagram, afinal, você pode levar seus seguidores para as páginas do seu e-commerce, por exemplo.. 

Acompanhe em tempo real o desempenho de cada story

Com a mudança no algoritmo, o Instagram tem gerado um melhor desempenho aos conteúdos em vídeo, sobretudo aqueles com menos de 1 minuto de duração. 

Por isso, tanto os stories quanto o reels são as mídias com maior alcance.

Mas além do formato, é preciso acertar no conteúdo e a melhor forma para medir isso é fazendo testes e usando o Instagram Analytics, que mede seu desempenho em tempo real. Assim você consegue saber quais os melhores horários e assuntos para esse canal.

Faça transmissões ao vivo

Essa forma de conteúdo ganhou muita relevância a partir de 2020, por causa do confinamento decorrente da pandemia de Covid-19. Entretanto, ainda continua sendo um canal bem interessante de comunicação.

O principal ponto das chamadas “lives” é que todos os seus seguidores são notificados quando ela começa, além disso é possível postar uma contagem regressiva nos stories para que os seguidores sejam avisados com uma certa antecedência.

Invista em anúncios pagos

O potencial dos stories também pode ser explorado através de anúncios patrocinados por meio do Instagram Business

Pelo gerenciador de anúncios é possível criar campanhas voltadas apenas para stories, que podem ser direcionados para um público específico segmentado por você.

E aí, gostou das dicas de como aproveitar ao máximo os Stories do Instagram? Agora só falta colocar em prática  e aproveitar ao máximo essa funcionalidade, seja para o marketing ou para as vendas. Este artigo foi escrito pelo portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos

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