Beleza exótica: saiba o que é e o que esse termo significa

Você já se perguntou de onde vem a expressão “beleza exótica”? Ao contrário do que se pensa, ela se refere a uma pessoa que possui uma característica marcante que a exaltam de forma positiva.

Muitas vezes, a fim de alcançar tal patamar de beleza, as pessoas buscam soluções em cirurgias com um especialista em rinoplastia, por exemplo.

Por isso, entenda: exótico é aquilo que não é comum. Por consequência, uma pessoa dotada de beleza exótica é aquela que chama atenção por alguma peculiaridade diferente das demais.

Quer saber mais sobre o assunto? Você está no artigo certo. Continue conosco e boa leitura.

Afinal, o que significa o termo exótico?

Se você usa o termo beleza exótica para categorizar alguém que possua, por exemplo, olhos verdes, cuidado. Isso porque, o termo faz referência ao que é diferente quando o assunto se trata de padrão de beleza.

Ou seja, o termo é utilizado para diferenciar uma beleza comum, de outra que não é possível encontrar em “atores e atrizes globais”.

Neste sentido, o termo pode ser utilizado, inclusive, quando se percebe beleza em uma imperfeição de uma pessoa. Um caso assim acontece, por exemplo, quando uma pessoa tem o comprimento do rosto maior que o habitual.

Caso as demais características da pessoa acentuam a citada, é possível enquadrá-la como uma pessoa que possua beleza exótica.

O que é beleza exótica? 

É preciso fazer diferenciações de termos cotidianos que são atrelados a uma beleza exótica. Isso porque, conforme supracitado, o termo é usado de forma incorreta por algumas pessoas.

Por isso, beleza exótica diz respeito ao que foge do comum dentro dos padrões de beleza que são clichês.

Assim se torna possível vislumbrar o cenário: o magro, o olho de cor verde ou azul e o corpo bem definido, no geral, ficam fora do uso do termo.

Dito isso, é necessário entender que usar a expressão é algo que requer cuidado. Afinal de contas, embora existam consensos a respeito de beleza em comum entre a maioria das pessoas, achar alguém belo ou não é uma questão de opinião.

No entanto, é preciso levantar pontos mais profundos para entrar no mérito da questão. Isso se justifica, uma vez que a beleza é algo relativo.

A beleza é algo relativo? 

Sim, a beleza é relativa. Isso porque, quando achamos uma pessoa bonita ou não, levamos em conta o nosso ponto de vista.

Para melhor entender: alguém já conseguiu te convencer da beleza de outra pessoa usando de argumentação? A maioria das pessoas aqui irão responder que não. Se já, saiba que a situação se tratou de uma exceção. 

Antes de mais nada, também vale enxergar que beleza em uma pessoa geralmente está associada a um padrão cultural.

Isso mesmo. Quando você vive em um determinado ambiente, é natural que exista a influência de algumas opiniões sobre beleza exótica.

Por consequência, é importante pensar que se apegar a um conceito de beleza pode ser algo perigoso e também nocivo. 

Muitas vezes, podemos encontrar pessoas que estão insatisfeitas com o seu corpo ou tipo de beleza, e que se martirizam por isso. 

Em outras palavras, todas as pessoas possuem algum tipo de beleza. Apesar disso, se deixar influenciar pelas mídias e opiniões alheias, pode acabar em estados de depressão ou quadros ansiosos.

Quais as características da beleza exótica? 

Antes de mais nada, as características que permeiam esse tipo de beleza passam pelo incomum. 

Por isso, é importante usar o termo como forma de empoderamento. Se você possui pernas curtas, por exemplo, pode ser que este traço soe estranho. 

No entanto, do ponto de vista da beleza exótica, essa característica deve ser valorizada.

Um exemplo marcante da cultura pop são os dentes da cantora Madonna, que você provavelmente já ouviu falar. 

Isso porque, você já deve ter notado que seus dentes incisivos são levemente separados. À primeira vista, isso seria estranho. No entanto, você já notou como eles destacam as características restantes da cantora?

Há questionamentos sobre esse termo?

Existem questionamentos que são feitos quando o termo fere outra pessoa de alguma forma. Isso porque, a premissa de que existe um padrão de beleza que passa por opinião pessoal é um conceito defasado. 

Além disso, outra questão levantada passa pelo machismo e sua forma de lidar com o termo beleza exótica.

Este artigo deixou esta parte para o final, porque é incomum associar a um homem tal tipo de beleza. Em algum momento da vida, você se deparou com o termo beleza exótica direcionado a uma pessoa do gênero masculino?

A resposta para essa pergunta possivelmente será: não. Caso já tenha ouvido, faça uma regra de proporção para o número de vezes que você já ouviu o termo direcionado para o gênero feminino.

Por fim, é preciso dizer que objetificar e enquadrar qualquer pessoa em um padrão de beleza é algo danoso e que pode trazer consequências negativas.

Conclusão 

Entenda que existem significados atrelados a etimologia do termo beleza exótica. No entanto, é importante que você ame o seu próprio corpo do jeito que ele é.

Claro que este artigo não é contra cirurgias estéticas e outros procedimentos. No entanto, é pertinente que você não faça nada em razão de uma pressão cultural ou comentários indevidos de outras pessoas. Por fim, se você deseja acentuar o seu tipo de beleza, saiba que esta deve ser uma decisão exclusivamente sua. Até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 4 =